05 agosto 2011

Sauté Thai

Ultimamente tenho comido na rua e cada vez que gosto muito, me desafio a fazer em casa. Foi assim com o Sauté Thai, que é vendido em uma rede de restaurantes da minha cidade, meio no estilo Spoleto. Você escolhe o sabor e tudo é feito na sua frente.

Daí que durante a minha espera achei o processo muito simples e rápido - não demora nem 2 minutos pro seu pedido ficar pronto. Virou o fast food de casa também, é sempre o prato dos dias de correria !

IMG_0096
 Sauté de camarão


IMG_0609
Sauté de contrafilé


Sauté Thai (para 2 pessoas)
 - 1 xícara de arroz japonês (para sushi)
 - 1/2 xícara de cenoura cortada na diagonal (eu uso a mini)
 - 1/2 xícara de brócolis
 - 1/2 xícara de cebola em cubos grosseiros
 - 1/2 xícara de pimentão em tirinhas
 - 1/2 xícara de tomate
 - Azeite, salsinha, alho, sal e pimenta moída na hora a gosto
 - Para o sauté de camarão, eu uso 12 camarões maiorzinhos por pessoa
 - Para o sauté de contrafilé, eu uso um bife entre 120 e 150 gramas

Preparo
Lave o arroz. 
Coloque uma panela com 3 xícaras de água para ferver, quando começar a ebulição, coloque o arroz, abaixe o fogo e tampe a panela.
Quando o arroz estiver quase seco, desligue o fogo e deixe a panela tampada.
Não precisa misturar muito, mas eu sempre dou uma mexidinha uma vez ou outra !

Refogue os legumes em outra panela acrescentando os ingredientes na seguinte ordem: Azeite, alho, cenoura, sal, um pouco de água, cebola, brócolis e pimentão.
Essa ordem é para respeitar o tempo de cozimento de cada legume, acrescente o próximo sempre que o anterior der uma amolecida.
Acrescente água se for necessário, mas o resultado final deve ser de legumes cozidos, mas firmes e bem sequinhos.
O tomate e a salsinha são os últimos a ser adicionados, quando os legumes e a carne já estiverem misturados, minutos antes de montar o prato.

Para o sauté de camarão, eu tenho refogado os legumes junto com o camarão, começando por ele e a cenoura. O gostinho fica mais acentuado e só uso uma panela pra cozinhar tudo. 

Para o sauté de carne, eu faço o bife grelhado, corto em tirinhas e depois misturo aos legumes refogados. É importante fazer separado por causa da coloração do prato. 

Para a montagem, coloca-se o arroz cobrindo o fundo do prato, acerta-se o tempero da mistura de legumes e carne e coloca-se por cima do arroz.
Rega-se com azeite extra-virgem e está pronto !

Essa é uma receita muito fácil, rápida e super adaptável ao gosto de cada um. Nessa foto do sauté de contrafilé, por exemplo, eu coloquei mini-milho, pedacinhos de abacaxi e um pouco de molho agridoce comprado pronto. Ficou ótimo !

Um comentário:

  1. Aiii pela carinha deve ser uma deliciiiia!!

    Testarei...

    Visite-me ;)

    Bjok Nanda

    ResponderExcluir