10 outubro 2011

Tarefa difícil : Amolar as facas !

Eu sempre achei estranho, mas uma das dicas de segurança da cozinha é manter as facas super amoladas.

Ao contrário do que pensamos, as facas "cegas" são perigosas porque temos que fazer mais força pra usá-las e, quando escapam do alimento, podem machucar.

A única vez que as minhas facas foram amoladas foram pelo meu tio e elas passaram uns três anos sem ver uma pedra de amolar de novo. Quando me vi sem ninguém pra me ajudar a fazer esse trabalho, comecei a procurar explicações (na internet) de como fazê-lo.

Vi várias técnicas, vídeos e teorias, mas o primeiro que me apresentou um resultado satisfatório foi esse vídeo aí:



A explicação de como amolar as facas está perto dos 4,5 minutos, mas o programa todo fala delas e tem mais duas partes.

Em resumo, a técnica é deslisar a faca como se fosse "tirar uma lasca" da pedra, fazendo um pequeno ângulo entre as costas da faca e a pedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário